verão e outono

sou míuda de verão. não sei se por ter nascido na estação, mas sou míuda de verão.
este outono está a ter mais de verão que propriamente da estação que lhe dá nome.  e assim, este ano, as minhas estações preferidas estão mais perto uma da outra.
no verão há praia. mergulhos de mar. areia a escaldar porque os chinelos aleijam. redes que trazem os peixes quando o sol se começa a pôr (lembro-me como se fosse ontem, de eu e o meu pai vermos os peixes prateados a saltar na areia molhada e tentarmos adivinhar-lhes os nomes). bolas de berlim com creme. cornetos de morango. amoras das silvas do cimo da ladeira, quase junto à eira onde o milho secava depois de espontado. banhos de mangueira no quintal. muito rápidos, antes que a água fosse acabaar pois era hora de chegar toda a gente a casa. melão fresquinho. morangos. uvas morangueira da latada que fazia sombra sobre a mesa das refeições. sestas para retemperar energias. mergulhos no mar. e praia.
mas, o outono que -só - agora começa também me encanta.
a palete de cores nas árvores. entre os laranjas, castanhos e amarelados. o carro das castanhas a fumegar e a trazer o cheiro até nós quando o vento está de feição. aquela brisa fresquinha de manhã e à noite que obriga a um casaco mais forte. as primeiras chuvas. o cheiro da terra molhada. o sol de fim de tarde (exceto quando se conduz). as torradas inundadas de manteiga que se começam a comer. o cacau quente, quase que a chamar o frio do inverno. o cheiro da praia que agora passa a ser diferente. e podia escrever tantas coisas mais...

Sem comentários: